Os ascencores e os eléctricos mais conhecidos de Lisboa

Os funiculares de Lisboa deixaram de ter o propósito funcional de deslocação entre as inclinadas colinas da cidade,  agora são uma atração turística que ninguém quer perder.

Os que se destacam, o Elevador da Glória, da Bica e do Lavra foram projectados por Raoul Mesnier de Ponsar, o mesmo engenheiro que mais tarde projecta o Elevador de Santa Justa.

Acompanhe os percursos mais interessantes dos mais famosos e antigos elétricos de Lisboa.

Elevador da Glória

Também conhecido como Ascensor da Glória, foi inaugurado a 24 de outubro de 1885. Faz a ligação entre a Praça dos Restauradores e o Bairro Alto (Miradouro de São Pedro de Alcântara), através da Calçada da Glória.

O segundo elevador de Lisboa e é um dos mais conhecidos, também, pela vista incrível que oferece à sua chegada. Não perca! É por isso uma das principais atrações turísticas na cidade, pela história, pela cultura que representa e pela sua localização privilegiada.

Utilizava, originalmente, cremalheira e cabo equilibrado por contrapeso de água como sistema de tração, passando, mais tarde, a ser movido a vapor. Em 1915, o segundo ascensor implantado na cidade das 7 colinas, foi eletrificado.  Os carros utilizados eram de dois pisos, com bancos dispostos longitudinalmente. Atualmente, as duas cabines têm apenas um piso, mas mantém os seus bancos longitudinais. Em 2002, foi classificado como Monumento Nacional.
Percurso: Praça Restauradores – S. Pedro de Alcântara
(Fonte: Carris)

Elevador da Bica

Na Bica vê-se a combinação da tradição com a movida actual, com os restaurantes e bares na moda. O eléctrico é ,claro, a atração que faz esta zona tão trendy e um ponto de atração turística que ninguém quer perder.

Inaugurado a 28 de junho de 1892, faz a ligação entre a Rua de São Paulo e o Largo do Calhariz, através da Rua da Bica de Duarte Belo. Utilizava, originalmente,  motores a vapor como sistema de tração. Em 1914, aquele que é considerado o ascensor com o roteiro mais pitoresco, foi eletrificado.  Em 2002, foi classificado como Monumento Nacional.

Percurso: Rua S. Paulo – Largo Calhariz
(Fonte: Carris)

Elevador do Lavra

O mais antigo elétrico da cidade de Lisboa, foi inaugurado a 19 de abril de 1884. Faz a ligação entre o Largo da Anunciada (perpendicular à Avenida da Liberdade) e a Rua Câmara Pestana, através da Calçada do Lavra.

Utilizava, originalmente, cremalheira e cabo equilibrado por contrapeso de água como sistema de tração, passando, mais tarde, a ser movido a vapor. Em 1915, o ascensor que no dia da sua inauguração trabalhou 16 horas seguidas, foi eletrificado.
Em 2002, foi classificado como Monumento Nacional.
Percurso: Largo Anunciada – Rua Câmara Pestana
(Fonte: Carris)

Outras Tours

Faça a sua Reserva

captcha