Livraria Lello

A Livraria Lello, no Porto, é uma das mais bonitas do mundo.

Esta livraria, que ostenta uma arquitectura única, que combina os estilos Neogótico, Art Nouveu e Art Déco, foi projectada pelo engenheiro Xavier Esteves.

Foi inaugurada em 1906 como o espaço que hoje se conhece e destaca-se pela fachada neogótica, e pelas pinturas que representam a Arte e a Ciência.

No interior, a impressionante e delicada escadaria, onde se “sente o desejo de subi-la e sente-se o receio de que o nosso peso a faça abater“. Mas há ainda muitos outros detalhes para descobrir e que vão fazer com que se apaixone pela Livraria Lello.

Os bustos de grandes figuras da literatura portuguesa, um corrimão em talha de madeira, um vitral de 3.5m de largura e outros apontamentos Art Déco, e claro, o tecto. Um tecto com aparência de madeira, que na verdade é gesso pintado. Técnica usada noutros detalhes do interior.

Pode encontrar livros raros e primeiras edições, bem como livros mais antigos que a própria livraria.

Dizem ainda, que a Livraria Lello inspirou a escritora J.K. Rowling na criação das escadas de Hogwarts de Harry Potter. A escritora que viveu cerca de dois anos no Porto, onde foi professora, frequentava assiduamente a livraria.

Existem, de facto, algumas semelhanças entre escadaria da Livraria Lello e as escadas de Hogwarts.

A livraria está localizada nas proximidades da Torre dos Clérigos e tem um valor cultural, histórico e arquitectónico, incontestável.

A Amiroad Luxury Transports ajuda-o a fazer o melhor roteiro durante a sua estadia no Porto, em Portugal.

Contacte-nos!

Porto & Coimbra Tour

Faça a sua Reserva